Vale a pena corrigir a angulação do meu sistema FV?

Quem instala sistemas fotovoltaicos sabe que muitas vezes o telhado ideal da unidade consumidora, aquele com a face voltada para o norte e que recebe a melhor irradiação, tem algum impeditivo e não pode ser aproveitado. Nestas situações, é comum recorrer à correção da angulação dos módulos, utilizando os triângulos. Essa alternativa, porém, não é recomendada pelos especialistas do setor. Segundo estudo feito pelo Canal Solar, vale mais a pena acrescentar módulos ao sistema, do que fazer a correção da angulação. “Além do baixo retorno financeiro, a recomendação de não montar “adaptações” para a correção da inclinação dos módulos em telhados está diretamente ligada à questão da segurança”, indica o estudo. Acesse aqui o material completo sobre o assunto: https://canalsolar.com.br/artigos/artigos-tecnicos/item/1090-a-correcao-da-inclinacao-dos-modulos-fv-compensa-economicamente

Artigos relacionados

Geração Distribuída enxerga crescimento para o Mercado Solar em 2024

Pesquisa da Greener aponta perspectivas favoráveis para este ano e destaca a Solar Group como marca mais lembrada em estruturas para fixações de 2023. A Greener, consagrada empresa de geração de informação e estratégia para a transição energética no Brasil, acaba de divulgar seu estudo estratégico “Geração Distribuída e Mercado Fotovoltaico”. O trabalho, baseado em…

Ver Mais

Isopletas brasileiras. Entenda porque é importante compreendê-las!

Uma instalação de painéis fotovoltaicos pode passar até uma década cumprindo sua função até que, em um determinado dia, pode ser danificada por ventos fortes e repentinos. Nesse momento, na apuração de responsabilidades, será avaliado se a empresa responsável pela instalação da estrutura levou em conta o nível das isopletas da região onde aconteceu a…

Ver Mais

Dez argumentos de vendas para empresários do setor solar

Ter bons argumentos de venda “na manga” é essencial a qualquer empresário. E ganham maior importância se este oferece ao mercado produtos que alteram costumes ou substituem sistemas tradicionais já consagrados. Argumentos de venda são elaborados para convencer potenciais clientes sobre os benefícios e vantagens de um produto. Eles ajudam a persuadir os clientes, apontando…

Ver Mais

Integrador, evite adaptações em suas instalações

A busca por soluções econômicas faz parte do processo de instalação de sistemas fotovoltaicos. Afinal, garantir a lucratividade é uma questão importante para qualquer empresa. Porém, fazer adaptações em busca de economia pode ter o efeito inverso, muitas vezes resultando em prejuízo para os integradores. É importante que todo integrador compreenda que a utilização de…

Ver Mais