Fonte: Canal Solar

Dois mil e vinte foi um ano atípico, mas deixou um saldo positivo para empresas do mercado fotovoltaico. Entre elas a Solar Group, empresa especializada em estruturas de fixação para telhados no Brasil.

“Obtivemos muito aprendizado. Tivemos que entender os impactos que a pandemia causou em toda a cadeia de suprimentos do setor de energia solar fotovoltaica. Nossas equipes precisaram agir rapidamente e o resultado foi surpreendente”, comenta Ronaldo Koloszuk, diretor comercial da Solar Group.

Durante o ano passado, a empresa inaugurou sua segunda fábrica, expandindo sua capacidade produtiva, e ampliou sua rede de parceiros e distribuidores em todo o país.

Segundo Koloszuk, em cada canto do Brasil tem uma estrutura da Solar Group. Ele afirma que o sucesso da marca está na qualidade das estruturas e também em toda a rede que existe por trás da empresa.

“Focado 100% em energia solar fotovoltaica, todos os esforços da Solar Group são concentrados em ouvir as necessidades dos clientes em campo e transforma-las em soluções. É comum o lançamento de produtos que vieram de sugestões dos parceiros”, afirma Koloszuk.

“Nossos relacionamentos sempre foram pautados pelo respeito, pela confiança, pela parceria. Estes diferenciais acabaram gerando a empatia que nos ajudou a atravessar o período mais difícil da pandemia”, destaca.

Planos para 2021

Para este ano, a Solar Group tem diversos projetos que devem ser executados. “Queremos ampliar ainda mais a nossa capacidade fabril para atender a toda a demanda, que é crescente nesta área. Acreditamos que o Brasil, bem como o restante do mundo, caminha no sentido da sustentabilidade e estaremos preparados para este movimento”, conta o diretor comercial da Solar Group.

“Nosso foco continua sendo fornecer aos clientes as melhores soluções para os telhados brasileiros, conjugando P&D com um profundo conhecimento das demandas do mercado, para trazer, sempre, lançamentos das melhores estruturas para a realidade brasileira”, acrescenta Ronaldo.

Marca preferida dos integradores

A Solar Group foi escolhida, pela terceira vez consecutiva, como a marca preferida dos integradores, segundo a pesquisa realizada pela Greener, empresa especializada em estudo de mercado. O reconhecimento foi obtido no segundo semestre de 2019 e no primeiro e segundo semestre do ano passado.

“A nossa maneira de atender nossos clientes é um dos grandes diferenciais da Solar Group. Tudo é pensado para que as informações sejam passadas com agilidade, transparência e eficiência – e estes diferenciais são conhecidos e valorizados pelo mercado solar. Nossos canais de atendimento foram estruturados para que você conheça bem cada produto e possa tirar as suas dúvidas com engenheiros, que conhecem a realidade de cada telhado do Brasil”, conclui Koloszuk.

Imagem: Via Solar

Entrevista com Ronaldo Koloszuk

Ronaldo Koloszuk, Diretor Comercial da Solar Group, conta como foi o atípico ano de 2020 para a empresa líder em estruturas de fixação para energia solar fotovoltaica. Para Ronaldo, a palavra do ano foi "aprendizado". Confira esse bate-papo!


Como foi o ano de 2020 para a Solar Group?

O ano de 2020 foi um ano de muita apreensão, mas que deixou um saldo positivo para a Solar Group. Tivemos muito aprendizado, tivemos que entender, compreender todos os impactos que a pandemia causou em toda a cadeia de suprimentos da cadeia da energia solar fotovoltaica. A Solar Group, como líder em estruturas de fixação para telhados e lajes, é um elo importante da cadeia, e foi impactada por todos os outros elos. Nossas equipes precisaram agir rapidamente e o resultado foi surpreendente. Aumentamos os nossos parceiros e hoje em todo canto do Brasil tem um distribuidor de kits fotovoltaicos com estruturas Solar Group. Nossos parceiros foram responsáveis por isso.


Quais os principais aprendizados desta pandemia e que servirão para fazer bons negócios em 2021?

A solidariedade entre todos os agentes da cadeia de energia solar foi incrível. Houve muita compreensão por parte de todos: clientes e fornecedores. Nossos relacionamentos sempre foram pautados pelo respeito, pela confiança, pela parceria e estes diferenciais acabaram gerando a empatia que nos ajudou a atravessar o período mais difícil da pandemia. Isso é algo que nós fazemos há 25 anos e que mostra como é bom ter parceiros de verdade. Eles laços se mostram justamente nestes momentos e a pandemia certamente fortaleceu tudo isso.

Quais os planos da Solar Group para 2021?

A Solar Group, em 2021, vai continuar investindo forte em Pesquisa e Desenvolvimento, que faz parte do DNA da empresa. Entendemos que o mercado é dinâmico e que o Brasil ainda tem muitos desafios “em cima dos seus telhados” e nós temos expertise para resolver os problemas do instalador, do integrador, entender as dores que existem em campo e transformá-las em soluções. Certamente teremos novos lançamentos pela frente. E tudo, claro, mantendo outro atributo que é nosso diferencial: o atendimento. Aqui, o parceiro tem voz. A Solar Group é reconhecida pelo mercado como a empresa que presta o melhor atendimento aos integradores, aos distribuidores, com engenheiros fazendo parte desse atendimento. Para completar, inauguramos nossa nova fábrica, em 2020, em plena pandemia, o que ampliou muito a nossa capacidade produtiva, e já estamos de olho em novos investimentos para novas ampliações em 2021. Acreditamos no potencial da energia solar fotovoltaica e na mudança de visão no mundo. Em toda a parte do mundo, os olhos se voltam para a necessidade de um planeta mais sustentável e a solar é motor para esta grande transformação.


Fonte: Revista Mundo Elétrico


A Solar Group, indústria especializada em estruturas de fixação para o mercado de geração solar, acaba de lançar no País uma linha de perfil e grampos para fixação de painéis solares em telhados.


Chamada de linha Smart, os novos equipamentos eliminam a necessidade de fazer furos para fixar os painéis na estrutura e atendem todos os modelos de geradores instalados em residenciais, comércios e indústrias (espessuras de 30, 35 e 40mm). A tecnologia aplicada nos produtos também facilita a manutenção e o ajuste do sistema projetado no telhado, acompanhando assim a evolução dos kits solares disponíveis no mercado.


O lançamento faz parte do plano estratégico da empresa de ampliar as soluções para o mercado de energia solar, reduzir custos para o integrador e aumentar a velocidade nas instalações. A expectativa da empresa é terminar o ano com crescimento de 115% em relação ao exercício anterior.

Neste segundo semestre, a Solar Group atingiu o primeiro gigawatt comercializado em estruturas para geração distribuída sobre telhados e lajes em todo o território brasileiro, além de ter inaugurado uma nova fábrica, localizada na cidade de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, com investimentos da ordem de R$19 milhões.


“A linha Smart é a solução ideal para atender todas as demandas dos mercados brasileiro e sulamericano. Acreditamos que esta nova geração de perfil e grampos para fixação de painéis solares será responsável por um volume significativo no faturamento da empresa no próximo ano”, comenta Pablo Larrieux, diretor de Marketing da Solar Group.

1/4

© 2020 por Solar Group - Todos os Direitos Reservados 

                        Alameda Grajaú Cont, 904, Alphaville, Barueri - SP